A importância da narrativa estratégica na criação de produtos de vídeo

Uma das coisas mais valiosas que você pode dar às pessoas é um propósito. É por isso que os vídeos inspiradores e motivacionais estão sempre no topo das paradas - a demanda por incentivo nunca se esgota. Não importa onde você mora, o que faz para viver ou quais sejam suas crenças espirituais, somos todos consumidores famintos de conteúdo inspirador. O que Dale Carnegie fez com seus livros nos primeiros anos do século XX pode ser feito em um palco muito maior hoje, graças ao poder da Internet. Existem mais de um bilhão de pessoas online hoje. Um vídeo viral popular pode ser visto por milhões de pessoas em todo o mundo em apenas alguns dias.

Produtos de vídeo populares são bem-sucedidos porque se conectam com seu público-alvo. A maneira mais poderosa de se conectar com os espectadores é contando uma história. Cada música de sucesso, cada filme de sucesso, cada livro de sucesso e cada produto de vídeo online de sucesso atinge o mesmo objetivo - conecta-se com o público por meio de uma história.

Você pode visitar Sanders Says (www.sanderssays.typepad.com) para ter uma ideia melhor do que estou falando. O especialista em negócios e relacionamento, Tim Sanders, explica que as pessoas têm mais probabilidade de ouvir sua mensagem quando você a transmite por meio de histórias que se conectam às experiências que compartilhamos como seres humanos. A chave para ser compreendido e lembrado é sua capacidade de contar histórias que se conectem com as experiências de seu público. Quando não estamos emocionalmente conectados ao que o orador está dizendo, desligamos. Sempre ouvimos atentamente quem é capaz de contar histórias envolventes.

Reuniões e apresentações de vendas eficazes aproveitam o poder da narrativa estratégica. Quando você traz os ouvintes para a sua história conectando-se com a experiência deles, você cria um espaço onde eles podem começar a confiar em você e querer saber mais. Sanders Says é um ótimo lugar para ir se você deseja desenvolver suas habilidades como contador de histórias. Quanto melhor você se conectar com as pessoas por meio das histórias que conta, mais fácil será para os clientes se lembrarem de sua mensagem.

Tim Sanders está trabalhando em seu terceiro livro e pede aos visitantes de seu blog que enviem suas histórias para possível inscrição no livro. Se você tem uma história sobre alguém que identificou uma necessidade social e fez com que uma empresa ou organização a atacasse, você tem um ótimo conceito para a história. Sanders espera que suas histórias possam inspirar as pessoas a "salvar o mundo no trabalho". Para enviar uma ideia de história, basta postar seu conceito como um comentário em www.sanderssays.typepad.com e você ouvirá de Tim.

Ao aprender sobre o blog de Tim Sanders, você provavelmente se conectou com sua própria experiência e pensou sobre pessoas e eventos que seriam um bom conceito para criar seu próprio produto de vídeo. Se você ligou uma webcam ou alguém apontou um telefone com câmera para você, conte sua história de uma forma que as pessoas possam se relacionar como se fosse sua própria experiência, e você terá criado o tipo de produto de vídeo motivacional que milhões dos clientes estão pesquisando na Internet para encontrar. Quando o seu produto de vídeo estiver online, diga-me onde encontrá-lo - estou ansioso para dar uma olhada.